Muito mais importante do que se possa imaginar, o marketing digital abre portas para gerar mais visibilidade, um melhor relacionamento com o cliente e aumentar as ações de venda.
Começar no Marketing Digital sendo Médico Veterinário não é uma tarefa fácil. Fazer um bom trabalho online que atinja os objetivos que você quer é um grande desafio.
E por não ser um trabalho simples, escrevemos este blog post que vai te ajudar a se inserir melhor no mundo online do marketing e a cumprir seus objetivos da maneira correta sem atropelar etapas.
Mas antes de tudo, do que se precisa para dar o pontapé inicial e começar a se divulgar de modo online? Você vai precisar focar em fazer o básico de maneira bem feita para conseguir angariar novos e velhos clientes, veja:
- Website: fundamental para todos os profissionais, forma mais segura de ter presença na internet;
- Buscadores: lista telefônica dos tempos modernos, visando sua boa presença nos buscadores para facilitar a busca rápida por parte dos clientes;
- Redes Sociais: um mundo online imersivo que busca o bom relacionamento com o cliente além de promover sua marca com marketing de conteúdo.
Para dar continuidade já deixo avisado que este texto envolve apenas as etapas relativas à inclusão do seu negócio nas redes sociais, manutenção do post, e não a utilização de tráfego pago e suas ferramentas.
Por que é importante começar com as redes sociais para o meu negócio?
Seja você um médico veterinário dono de uma clínica ou dono de um pet shop, saiba que estar presente nas redes sociais hoje em dia é sinônimo de mais visibilidade. Além de estar sendo visto, ter também a chance de estabelecer um relacionamento com seus clientes. Ainda não tem certeza de que deve se lançar no marketing online?
Então veja o gráfico abaixo:
O gráfico fala por si só, hoje em dia querer que seu negócio cresça é necessário se divulgar no marketing online, seja por Facebook, Youtube, Instagram ou demais redes se for necessária.
Utilização das redes sociais
O modo mais poderoso dentro das redes sociais é a utilização do marketing de conteúdo, onde você poderá utilizar de conteúdos orgânicos para que te façam ser lembrado, além de reforçar como a sua marca quer ser vista.
Dentro dos possíveis conteúdos publicados nas redes sociais, estão:
- Conteúdos informativos;
- Conteúdos Institucionais;
- Conteúdos sobre Serviços/Produtos
As diferenças entre os canais
Diferente do marketing tradicional que já estamos cansados de ver (propagandas em tv, rádio, outdoors e folders), o marketing online nos oferecem alternativas distintas de sermos encontrados pelo público que queremos alcançar. Mas você sabe a diferença dos sites denominados “buscadores” das redes sociais?
Buscadores são os sites como Google, Yahoo e AllTheWeb, e são os buscadores responsáveis pelo maior fluxo de vendas no mundo, ou seja, o melhor canal para você focar suas atenções para vendas a curto prazo.
Google Meu Negócio
Agora que você sabe o que são buscadores e para o que serve, você vai precisar saber da importância de estabelecer sua presença no Google Meu Negócio.
Ela é uma ferramenta para uso empresarial dentro do Google que possibilita sua empresa ser encontrada dentro dos buscadores Google, seja ele pelo site ou até mesmo pelo Google Maps.
A ferramenta disponibiliza diversas informações sobre a performance da empresa na plataforma. É possível analisar, por exemplo, quantas pessoas ligaram para sua empresa usando o número de telefone exibido nos resultados, quantos solicitaram a rota pelo mapa, qual a localidade dos usuários, além de ranquear sua empresa contra a concorrência de acordo com a sua nota recebida pelo feedback dos clientes.
Agora que você já sabe do que precisa para se jogar no marketing online e fazer seu negócio bombar, mãos à obra!