Aprenda a utilizar da estratégia de Inbound Marketing para conquistar a atenção dos seus potenciais clientes, fazendo com que venham até você.
Inbound Marketing, ou marketing de atração, surgiu nos Estados Unidos em 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah. A partir disso, as pessoas passaram a entender melhor as diferenças entre ele e o marketing tradicional, ou Outbound Marketing.
O Inbound como forma de atração
O princípio básico do Inbound é atrair o cliente, fazer com que parta dele a iniciativa de estabelecer um relacionamento. O gatilho para despertar esse interesse é a criação de bons conteúdos que gerem interesse do público de forma mais natural e orgânica, que tirem dúvidas, informem e ajudem o usuário em algum aspecto, agindo desta maneira na promoção de seu produto ou solução.
Resumindo, ele atrai usuários, converte esses contatos, transforma eles em clientes e, por fim, os torna embaixadores da marca por identificação.
Além de atrair, os conteúdos têm o papel de educar esse potencial cliente sobre a empresa, os produtos e serviços oferecidos e até mesmo de problemas e necessidades que o lead ainda nem faz ideia de que tenha, para em seguida apresentar a ele soluções.
Etapas de construção do Inbound
A metodologia do Inbound combina, principalmente, na criação de conteúdo com metodologias de automação de marketing, baseando-se nas seguintes etapas:
- Atração: aumento do tráfego de visitantes (audiência);
- Conversão (de visitantes em leads);
- Vendas: conversão de leads em clientes;
- Fidelização: conversão dos clientes em defensores/promotores da sua marca.
Todas essas ações são feitas por meio de técnicas integradas de SEO, blog, redes sociais, e-mail marketing, landing pages, dentre outras, que devem ser sempre monitoradas, para que seja possível mensurar e analisar as métricas e resultados, de modo a aprimorar cada vez mais as estratégias.
Como utilizar o Inbound Marketing nas Redes Sociais?
Agora que você já sabe o que Inbound Marketing é conhecido como o marketing de atração, chegou a hora de como inserir essa estratégia nas redes sociais.
Nesta trajetória, as redes sociais participam das etapas da metodologia inbound, em especial na de atração. Para isso, é necessário criatividade ao comunicar em cada uma destas redes, por meio de linguagem específica.
Partindo deste ponto, você pode usar memes na hora de divulgar um material rico, um gif, uma enquete, vídeos e muitos outros recursos. Porém, lembre-se que não é possível ter controle total da sua audiência, pois você dependerá do algoritmo, que pode mudar a qualquer momento.
Fatores que alavancam seu Inbound Marketing
A ideia é utilizar sua base de leads nas redes (seus seguidores, orgânicos ou não), com fluxos de nutrição, levando em conta alguns fatores imprescindíveis:
➜ A relevância do conteúdo para cada rede: observe como se comunicar em cada uma delas, para quem você fala ali;
➜ Analisar a frequência: crie uma regularidade para seus posts equilibrada com a necessidade de seu público. A fidelização começa daí;
➜ Planejamento: só com esta organização é que você vai entender a quantidade de posts que deve ser feita, quais temas abordados etc.
Para emplacar a conversão, trazendo seguidores de redes sociais até a sua base de leads oficial podem ser usadas de campanhas específicas nas redes sociais, já que elas direcionam os usuários para o site, blog ou landing page.
Fidelização como etapa final da conversão
Todo conteúdo produzido, como e-books, vídeo-aulas e guias, podem ser utilizados para este fim, com objetivo de cativar e chamar atenção para os seus produtos e serviços.
Além de tudo, é uma técnica que não faz com que o vendedor seja uma figura chata e insistente: muito pelo contrário! Se o material for de real interesse do seu cliente, ele vai adorar saber que foi lembrado e que algo foi criado especialmente para ele.
Agora que você sabe da importância dos conteúdos para rede sociais no uso das estratégias do Inbound Marketing para uma maior atração do público, mão na massa!